Glossário Astronômico

Irineu Gomes Varella & Priscila D.C.F. de Oliveira
Criado em: 1996 - Ultima atualização: 09 de maio de 2009

 
Significado de alguns termos utilizados no site
 
APOGEU - Ponto da órbita de um corpo ao redor da Terra em que ele se encontra mais distante do centro de nosso planeta;
 
PERIGEU - Ponto da órbita de um corpo ao redor da Terra em que ele se encontra mais próximo do centro de nosso planeta;
 
AFÉLIO - Ponto da órbita de um corpo ao redor do Sol em que ele se encontra mais distante do centro solar;
 
PERIÉLIO - Ponto da órbita de um corpo ao redor do Sol em que ele se encontra mais próximo do centro solar;
 
Fig. 1 - Órbita de um planeta hipotético ao redor do Sol. A excentricidade orbital encontra-se propositadamente acentuada para destacar as variações das distâncias do planeta ao Sol. P é o periélio e A o afélio.
 
 
ECLÍPTICA - Círculo máximo da Esfera Celeste que representa a trajetória aparente do Sol pelo céu. O movimento aparente do Sol é uma conseqüência do movimento de translação da Terra. O Sol, deslocando-se pela Eclíptica, atravessa 13 constelações denominadas constelações zodiacais: Pisces, Aries, Taurus, Gemini, Cancer, Leo, Virgo, Libra, Scorpius, Ophiuchus, Sagittarius, Capricornus e Aquarius.
 
Fig. 2 - Equador Celeste, Eclíptica, pontos equinociais e de solstício. Ano Trópico.
 
 
ZODÍACO - Faixa do céu limitada por dois paralelos de latitude celeste: um a 8º ao norte e o outro 8º ao sul da Eclíptica, por onde se deslocam o Sol, a Lua e os planetas (exceto Plutão que nem sempre está nessa faixa).
 
EQUINÓCIOS - Pontos da esfera celeste resultantes da intersecção do Equador Celeste com a Eclíptica. Quando o Sol em seu movimento aparente anual ao redor da Terra atravessa esses pontos ( em torno de 20 de março e 23 de setembro ) seus raios atingem perpendicularmente a região equatorial da Terra. Nessas ocasiões os dias e as noites têm durações aproximadamente iguais ( 12 h cada ).
 
SOLSTÍCIOS - Pontos da esfera celeste situados na Eclíptica e que correspondem aos máximos afastamentos do Sol em relação ao Equador Celeste. Há um ponto de máximo afastamento para o norte ( ao redor de 21 de junho ), quando os raios solares incidem perpendicularmente sobre o trópico de Cancer ( início do inverno para o hemisfério sul da Terra ) e outro de máximo afastamento para o sul ( ao redor de 22 de dezembro ) quando a incidência perpendicular dos raios solares se faz sobre o trópico de Capricórnio ( início do verão para o hemisfério sul da Terra ). Nos primeiros dias de inverno, em São Paulo, os dias têm a duração aproximada de 10h 40 min e as noites de 13h 20 min. Nos primeiros dias do verão a situação se inverte.
 
ANO TRÓPICO - Intervalo de tempo entre duas passagens consecutivas do Sol pelo ponto vernal ( ponto equinocial de março ). Sua duração é de 365d 05h 48m 46s. O ano trópico ( ou ano das estações ) é o empregado para regular os calendários solares, como o que utilizamos em nossa vida diária. Devido ao movimento de precessão dos equinócios, o ano ano trópico é cerca de 20 minutos mais curto que o período de translação da Terra ao redor do Sol ( Ano Sideral ).
 
ANO SIDERAL - Intervalo de tempo entre duas passagens consecutivas do Sol pelo círculo de longitude de uma mesma estrela. Sua duração é de 365d 06h 09m 10s. O ano sideral representa o período de translação da Terra ao redor do Sol.
 
PERÍODO SINÓDICO DA LUA – Intervalo de tempo entre duas luas novas consecutivas. É denominado, também, de lunação ou mês lunar. Sua duração média é de 29d 12h 44m 2,8s. A duração das lunações pode variar de 29 dias e 6,5 horas a 29 dias e 20 horas. Elas têm o seu início a cada Lua nova e são numeradas em seqüência de acordo com a série iniciada pelo astrônomo inglês Ernest William Brown (1866-1938), em "The Motion of the Moon", M.N.R.A.S., 93, 603, na qual a lunação nº 01 teve início com a Lua nova de 1923.Jan.16.Te.23:41 em Tempo Legal do Distrito Federal (TDF). Os números da Série de Brown são sempre utilizados como referência para as ocultações de astros pela Lua e recomenda-se o seu uso como um sistema de referência para todas as observações lunares.
 
TEMPO LEGAL - É a hora do meridiano central do fuso a que a localidade pertence. A Terra encontra-se dividida em 24 fusos horários. A cidade de São Paulo encontra-se localizada no fuso horário cujo meridiano central está a 45º a oeste do meridiano de Greenwich. Desta forma, a hora legal de São Paulo corresponde à hora em Greenwich diminuída de 3 horas. Corumbá (MS) está situada no fuso 60º a oeste do meridiano de Greenwich. A hora legal em Corumbá corresponde à hora em Greenwich diminuída de 4 horas ( Veja Fusos Horários do Brasil ).
 
DIA JULIANO: Sistema de contagem do tempo, amplamente empregado pelos astrônomos, em que os dias estão numerados continuamente desde 1º de janeiro do ano 4713 a.C. (-4712). Para evitar os inconvenientes da mudança de data durante o período da noite, os dias Julianos têm o seu início ao meio-dia médio em Greenwich, que corresponde às 9h para as localidades situadas no fuso 3h oeste de Greenwich. Desta forma, à meia-noite em Greenwich transcorreu-se meio dia juliano. Assim, por exemplo, à meia noite ( 0h ) do dia 02 abril de 2010, em Greenwich, corresponde a data juliana 2.455.288,5.
 

     
 
Produção, autores e contatos

Irineu Gomes Varella

Astrônomo. Diretor do Planetário do Ibirapuera
e da Escola Municipal de Astrofísica
de São Paulo, no período de 1980 a 2002.

Priscila D. C. F. de Oliveira

Coordenadora do Centro de Documentação Técnica e Científica em Astronomia do Planetário e
Escola Municipal de Astrofísica de S Paulo.

Web Designer: Irineu Gomes Varella
Última Revisão: 02 de Abril de 2010 - 17:55 TDF

Para receber informações sobre eventos astronômicos e uma mensagem eletrônica a cada Circular Astronômica editada,
participe do grupo informativo URANOMETRIA NOVA do Yahoo! Grupos.