Circular Astronômica

Circular nº 011
URANOMETRIA NOVA
2003.OUT.12

Ocultação de Vênus pela Lua
26 de Outubro de 2003

Irineu Gomes Varella
Priscila Di Cianni Ferraz de Oliveira

Em 26 de outubro teremos a oportunidade de observar um raro fenômeno céu: a ocultação do planeta Vênus pela Lua. Nosso satélite, como sabemos, descreve uma órbita ao redor da Terra e, em seu movimento, oculta, para o observador terrestre, diversas estrelas pertencentes às constelações zodiacais. Em ocasiões mais raras, nosso satélite pode ocultar também um planeta: é o que teremos a chance de ver no domingo, dia 26.

Os brasileiros, desta vez, serão privilegiados, pois nosso país é um dos melhores locais para a observação desse fenômeno. A imersão do planeta se dará pelo limbo escuro da Lua e a emersão pelo seu limbo iluminado. Adiante apresentamos um diagrama esquemático ilustrando como se dá uma ocultação de um planeta pela Lua:

 

 

Lembramos ao leitor que, em 26 de outubro, a Lua estará na fase de crescente ( a Lua Nova ocorre no sábado, dia 25, às 09h 50m ) e visível, portanto, ao entardecer. A ocultação ocorrerá nos seguintes horários:

Locais
Imersão
Emersão
Rio de Janeiro
18:06
19:05
São Paulo
18:04
19:05
Brasília
18:15
18:57

Os horários relacionados na tabela anterior valem para o fuso 3h oeste ( Hora de Brasília ). Não está considerado o horário de verão em vigor em alguns estados brasileiros.

O disco do planeta Vênus estará 95% iluminado e com diâmetro aparente de 10,4". O desaparecimento e o reaparecimento do planeta serão graduais e durarão aproximadamente 20 segundos.