Astronomia Esférica

Programação do Curso de Astronomia Esférica
Irineu Gomes Varella

     
Curso de Astronomia Esférica
     
Apresentação
 

O Curso de Astronomia Esférica aqui desenvolvido, não é um curso de Astronomia à distância. Dele constam, apenas, os resumos das aulas ministradas pelo autor, desde 1970, na Escola Municipal de Astrofísica, no Planetário do Ibirapuera, na Universidade Federal de Goiás, em aulas especiais para os alunos do Instituto de Física da USP, do Instituto Astronômico e Geofísico da USP e em várias outras instituições de ensino de Astronomia.

Os tópicos perfazem um curso de Astronomia Esférica para ser desenvolvido em dois semestres com 4 horas-aula semanais. Não constam, dos capítulos, os desenvolvimentos matemáticos que levam às demonstrações das fórmulas apresentadas.

Isto é feito durante as aulas presenciais, assim como as discussões e as resoluções de exercícios, indispensáveis ao aprendizado. Mesmo assim, o material poderá ser útil àqueles que querem tomar contato com a Astronomia Fundamental sem, em um primeiro momento, preocupar-se com demonstrações matemáticas e concentrar-se nos princípios e conceitos básicos. O curso encontra-se dividido em duas partes:

AE100.
Astronomia Esférica 1: Esfera Celeste e Coordenadas  
AE200.
Astronomia Esférica 2: Tempo e Astrometria  

Dúvidas, sugestões e críticas poderão ser encaminhadas ao autor através dos e-mail's da Uranometria Nova:

uranometrianova@yahoo.com.br | uranometrianova@hotmail.com

Uma apostila contento o material completo do curso, com as demonstrações, discussões, exercícios resolvidos e propostos, está sendo elaborada e, em breve, estará disponível aos insteressados.

 
Fecharu


Para receber informações sobre eventos astronômicos e uma mensagem eletrônica a cada Circular Astronômica editada, envie um e-mail com seu nome completo e com o título "Inscrição" para uranometrianova@yahoo.com.br