Equipe
Produção: Irineu G. Varella e Priscila D.C.F. de Oliveira
Ultima atualização: 28 de Fevereiro de 2010

 
Irineu Gomes Varella
 
 
Astrônomo nascido em São Paulo-SP em 07 de setembro de 1952. É formado em Física (1978) e em Matemática (1996) pela Universidade de São Paulo e com Pós-Graduação em Astronomia (1981-1983) pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Cruzeiro do Sul. Fez seus estudos pré-universitários no Externato Tibiriçá (1958 a 1961) e no Instituto Estadual de Educação Brasílio Machado (1962 a 1970), ambos na Vila Mariana. Iniciou sua carreira profissional no Planetário e Escola Municipal de Astrofísica de São Paulo em 1968, tendo sido Diretor Geral da Instituição de 1980 a 2002. Ministrou centenas de cursos, palestras e seminários de Astronomia e ciências correlatas. Foi Professor Colaborador do Instituto de Química e Geociências da Universidade Federal de Goiás (IQG-UFG), tendo ministrado cursos de Astronomia no Planetário da UFG. Ministrou dezenas de aulas especiais para alunos do Instituto de Física, Instituto Astronômico e Geofísico e Escola Politécnica da USP, sobre Astronomia Esférica e de Posição.
 

Colaborou durante vários anos na edição do Anuário Astronômico do Instituto Astronômico e Geofísico da USP. Foi um dos criadores do software EFEMÉRIDES ASTRONÔMICAS - inédito no Brasil - e editado pelo Planetário e Escola Municipal de Astrofísica de São Paulo no período de 1993 a 1995. Escreveu centenas de textos de divulgação e ensino de Astronomia publicados pelo Planetário de São Paulo e por diversos jornais, revistas e outros periódicos de vários lugares do Brasil. Foi sócio-fundador e ex-presidente da Associação dos Amigos do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica de São Paulo.

É membro da Sociedade Astronômica Brasileira, da Sociedade Brasileira de Física, da Sociedade Brasileira de Matemática e da Société Astronomique de France. Trabalha há 45 anos no Planetário do Ibirapuera e na Escola Municipal de Astrofísica, na qual é professor desde 1970.

No período em que foi Diretor do Planetário do Ibirapuera e da Escola Municipal de Astrofísica, promoveu a realização de 290 cursos semestrais de Astronomia, cerca de 10.000 apresentações do Planetário - onde foram recebidos mais de 2.000.000 de visitantes - e criou e implementou o projeto do segundo Planetário para a cidade de São Paulo, inclusive com a aquisição, em 1996, do projetor ZEISS Universarium modelo VIII, hoje instalado no Planetário do Carmo.

Atualmente é professor da Escola Municipal de Astrofísica de São Paulo e ministra a disciplina "Sistema Solar" no curso de pós-graduação em Astronomia da Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo.

 


Produção, autores e contatos

Irineu Gomes Varella

Astrônomo. Diretor do Planetário e Escola
Municipal de Astrofísica de São Paulo,
no período de 1980 a 2002.

Priscila D. C. F. de Oliveira

Coordenadora do Centro de Documentação Técnica e Científica em Astronomia do Planetário e
Escola Municipal de Astrofísica de S Paulo.

Web Designer: Irineu Gomes Varella

Para receber informações sobre eventos astronômicos e uma mensagem eletrônica a cada Circular Astronômica editada,
participe do grupo informativo URANOMETRIA NOVA do Yahoo! Grupos.