Histórias
da Astronomia
Produção: Irineu G. Varella & Priscila D.C.F. de Oliveira
Nº 022
15 de Novembro de 2005

 
EDWIN POWELL HUBBLE
Priscila Di Cianni Ferraz de Oliveira *
 

Astrônomo norte-americano, nascido em Marshfield no Missouri, no dia 20 de novembro de 1889. Era filho do advogado e agente de seguros John Powell Hubble e de Virgínia Lee James. Sua família mudou-se para Wheaton, em Chicago, onde ele cursou o ginásio, sendo um aluno excelente, além de um grande atleta.

Cursou a Universidade de Chicago, tendo recebido uma bolsa em 1906. Por vontade de seu pai, fez o curso de pré-advocacia, mas seu interesse pela matemática e astronomia, o levou a assistir as aulas ministradas pelo físico Robert Millikan. Licenciou-se em 1910, recebeu a bolsa Rhodes para o Queen's College, em Oxford onde obteve o título em jurisprudência. Regressou aos Estados Unidos e trabalhou como professor de espanhol e matemática em New Albany, Indiana.

Retomou os seus estudos no campo da Astronomia quando foi incorporado ao quadro do Observatório Yerkes, pertencente à Universidade de Chicago. Em 1917, obteve o doutorado com a monografia "Investigações Fotográficas das Nebulosas Tênues". No dia seguinte à sua defesa de tese, alistou-se nas Forças Armadas combatendo na 343ª Infantaria, 86ª Divisão, onde atingiu o posto de Major.

Em 1919, após ter servido nas Forças Armadas durante a Primeira Guerra Mundial, George Ellery Hale, fundador e diretor do Observatório Monte Wilson (Califórnia - EUA), ofereceu a Hubble um cargo no Observatório, onde ele permaneceu até a sua morte. Em 26 de Fevereiro de 1924, casou-se com Grace Burke, em Pasadena, California.

Utilizando o Telescópio Hooker de 100" ( 2,54 m ), na época o mais poderoso do mundo, estabeleceu a natureza de numerosas "nebulosas" como sendo, na realidade, outras galáxias completamente distintas da nossa. Estudou algumas variáveis cefeidas no braço espiral da Galáxia de Andrômeda, mediu as suas distâncias e estabeleceu sua natureza extragalática, ampliando os limites do Universo. Publicou os seus trabalhos em 30 de dezembro de 1924. Em 1926 Hubble organizou um sistema de classificação das galáxias que, com poucos ajustes, permanece válido até os dias de hoje.

Fig. 2 - Classificação morfológica das galáxias elaborada por Hubble (1926).


Entre 1927 e 1929 junto com Milton La Salle Humason, descobriu a relação entre as velocidades de afastamento das galáxias e as suas distâncias. Publicou, em 1929, o trabalho "Uma Relação entre a Distância e a Velocidade Radial entre as Nebulosas Extragaláticas", estabelecendo a chamada Lei de Hubble-Humason, evidenciando a expansão do Universo.
Em 1948, quando o enorme Telescópio de Monte Palomar foi utilizado pela primeira vez, teve Edwin P. Hubble como seu operador.

Hubble faleceu no dia 28 de setembro de 1953 vítima de acidente vascular cerebral. Por sua enorme contribuição à compreensão do Universo, o primeiro grande telescópio espacial de observação no visível, foi batizado com o seu nome - Hubble Space Telescope (HST).

 

Imprimir  
 
Produção, autores e contatos

Irineu Gomes Varella

Astrônomo. Diretor do Planetário do Ibirapuera
e da Escola Municipal de Astrofísica
de São Paulo, no período de 1980 a 2002.

* Priscila D. C. F. de Oliveira

Coordenadora do Centro de Documentação Técnica e Científica em Astronomia do Planetário e
Escola Municipal de Astrofísica de S Paulo.

Web Designer: Irineu Gomes Varella
Ultima revisão: 03 de Dezembro de 2005

Para receber informações sobre eventos astronômicos e uma mensagem eletrônica a cada Circular Astronômica editada,
participe do grupo informativo URANOMETRIA NOVA do Yahoo! Grupos.