Palestras
de Astronomia
Produção: Irineu G. Varella & Priscila D.C.F. de Oliveira
Ultima atualização: 23.JUL.2009

 
Palestras de Astronomia e História da Astronomia
CONTATOS E AGENDAMENTOS: Irineu G.Varella & Priscila D.C.F. de Oliveira
 
Palestras sobre temas variados da Astronomia e da sua história, com 1 hora de duração mais 15 ou 20 minutos para discussões e debates sobre o tema apresentado. Destinam-se ao público em geral, aos estudantes de 2º e 3º graus e aos grupos e associações de Astronomia, de profissionais liberais... e podem ser ministradas em Escolas, Universidades, Centros Culturais etc.
 
 
Venha conhecer como a Astronomia contribuiu para a evolução da humanidade e como hoje ela faz parte da sua vida.
 
 
ASTRONOMIA E O CALENDÁRIO
Irineu Gomes Varella

Fases da Lua e estações do ano. O antigo calendário romano. Calendário de Numa Pompílio. O calendário egípcio. A reforma feita por Julio Cesar e o "ano da confusão". Funcionamento prático do calendário romano: as calendas, as nonas e os idos. A introdução do dia (ano) bissexto. Erros na administração do calendário. O Concílio de Niceia e a data da Páscoa. A introdução da Era Cristã. A reforma feita pelo Papa Gregório XIII e o calendário atual. O cômputo eclesiástico: fixação da data da Páscoa e das festas móveis da igreja católica. Introdução da reforma gregoriana nos países europeus e no resto do mundo.

 
ASTRONOMIA E O DESCOBRIMENTO DO BRASIL
Irineu Gomes Varella

Portugal na época de D. João II - o Tratado de Tordesilhas. A Escola de Sagres, o Infante D. Henrique e a Ordem de Cristo. Pedro Álvares Cabral e o "descobrimento" do Brasil. As cartas de Pero Vaz de Caminha e de Mestre João Faro. Calendário dos fenômenos astronômicos do ano de 1500: fases da Lua, estações do ano etc. Navegação astronômica e determinação da latitude. Instrumentos astronômicos e náuticos. ( VEJA RESUMO )

 
LENDAS DO ZODÍACO
Priscila Di Cianni Ferraz de Oliveira

A faixa zodiacal e sua importância na Astronomia. O deslocamento aparente do Sol, da Lua e dos planetas. As 13 constelações do zodíaco. Lendas greco-romanas das constelações. ( VEJA RESUMO )

 
ASTRONOMIA NO ANTIGO EGITO
Priscila Di Cianni Ferraz de Oliveira

Uma breve história do Egito. A medida do tempo e o calendário. O nascer helíaco da estrela Sirius ( Sótis ). Observações astronômicas e as constelações. O mito de Ísis e Osires. Orientação astronômica das pirâmides de Gizé. O zodíaco de Denderah.

 

NASCIMENTO, VIDA E MORTE DAS ESTRELAS
Irineu Gomes Varella

Idéias básicas sobre as estrelas: distâncias, cores, temperaturas, massas e dimensões. Espectros estelares e composição química. Estrutura interna das estrelas e do Sol. Geração de energia nas estrelas. Ciclo próton-próton e Ciclo do Carbono. Esgotamento dos "combustíveis" nucleares e a "morte" das estrelas: buracos negros estelares, anãs brancas e estrelas de neutrons. O destino do Sol.

 
PLANETAS EXTRASOLARES
Irineu Gomes Varella

O Sistema Solar. Estrelas binárias e estrelas múltiplas. Planetas ao redor de outras estrelas. Técnicas de detecção: efeito Doppler, fotometria de eclipses e movimento próprio das estrelas. Planetas extrasolares conhecidos. ( VEJA RESUMO )

 
A ESTRELA DE BELÉM
Irineu Gomes Varella

Informações históricas e bíblicas. Hipóteses científicas sobre o fenômeno: o planeta Vênus, a aparição de um cometa, a "explosão" de uma estrela ( supernova ), conjunções planetárias, etc. A morte de Cristo: eclipses lunares e solares que servem para datar o acontecimento.

 
ASTRONOMIA EM STONEHENGE
Priscila Di Cianni Ferraz de Oliveira

História do povoamento da planície de Salisbury. Breve visão de outros sítios astronômicos. As três fases da construção de Stonehenge. Os alinhamentos Hawkins e Newhan. Stonehenge e os druidas. ( VEJA RESUMO )

 
EQUINÓCIOS E SOLSTÍCIOS
Irineu Gomes Varella / Priscila D. C. F. de Oliveira

O movimento de translação da Terra e as estações do ano. Equinócios e Solstícios. As diferentes durações dos dias e das noites ao longo do ano e nos diversos locais da Terra. Por que o inverno, para o hemisfério sul, é a estação mais longa ?

 
O SISTEMA SOLAR
Irineu Gomes Varella / Priscila D. C. F. de Oliveira

Apresentação de um quadro atualizado de nosso sistema planetário. O Sol e os planetas. Satélites dos planetas. Asteróides, cometas, meteoróides e o meio interplanetário. O cinturão de Kuiper. A nuvem de Oort. Nêmesis, a companheira hipotética do Sol, o planeta X e outras histórias curiosas da Astronomia do Sistema Solar.

 
O MITO DE MARTE
Priscila Di Cianni Ferraz de Oliveira

Formação do povo grego. O deus Ares e seus filhos. Marte romano e a fundação mítica de Roma. Rômulo e Remo.

 
A PROFISSÃO DE ASTRÔNOMO
Irineu Gomes Varella

Destinada aos estudantes de 2º grau que querem conhecer a prática de diversas profissões para subsidiar sua escolha por uma carreira profissional. Exposição de 30 minutos + 30 minutos para discussões.

Que faz o astrônomo. Formação profissional: cursos de graduação e de pós-graduação. Curriculum do curso de graduação. Onde trabalhar no Brasil: observatórios astronômicos, planetários e universidades. Trabalhos de pesquisa, ensino e divulgação.

 

Próximas Palestras
 
Palestrantes e contatos

Irineu Gomes Varella

Astrônomo. Diretor do Planetário do Ibirapuera
e da Escola Municipal de Astrofísica
de São Paulo, no período de 1980 a 2002.

Priscila D. C. F. de Oliveira

Coordenadora do Centro de Documentação Técnica e Científica em Astronomia do Planetário e
Escola Municipal de Astrofísica de S Paulo.

Web Designer: Irineu Gomes Varella
Ultima revisão: 23 de Julho de 2009

Para receber informações sobre eventos astronômicos e uma mensagem eletrônica a cada Circular Astronômica editada,
participe do grupo informativo URANOMETRIA NOVA do Yahoo! Grupos.