Astronomia no ENEM e nos Vestibulares

Produção: Irineu Gomes Varella e Priscila Di Cianni Ferraz de Oliveira

QUESTÃO 001 - UFSCar 2003 ( Questão nº 11 - Prova de Física ) - SOLUÇÃO

A espectativa de solução, por parte dos examinadores, era que o estudante determinasse o módulo da velocidade linear do asteróide em relação à Terra utilizando a expressão:

v = R

com
= 4,0 x 10-5 rad/s
e R = 5,3 x 108 m

e, portanto,
v = R = 4,0 x 10-5 x 5,3 x 108 = 2,12 x 104 m/s.

considerando-se a quantidade de algarismos significativos:
Resposta: (C)

 

 

COMENTÁRIOS: Os estudantes do ensino médio não estão acostumados à linguagem astronômica e, por isso, no enunciado da questão, informa-se apenas que "a figura mostra a trajetória do asteróide ...". Na realidade, os asteróides descrevem órbitas ao redor do Sol e não ao redor da Terra. A trajetória a que o enunciado se refere é a trajetória aparente do asteróide, isto é, a trajetória do asteróide para um observador situado na Terra. Estando o asteróide e a Terra em movimento ao redor do Sol, a trajetória ilustrada representa o movimento relativo do asteróide à Terra. Da mesma maneira, a velocidade calculada na questão não é a velocidade orbital do asteróide, mas o módulo da componente transversal de sua velocidade linear relativa à Terra.

Outra informação fornecida no enunciado da questão é que no dia 18 de agosto às 09:00 UT (Universal Time), o 2002 NY 40 atingia a sua aproximação máxima da Terra. A escala de tempo adotada (o Tempo Universal) é, também, de uso particular da Astronomia e significa, aproximadamente, o tempo médio em Greenwich ( muito próximo ao antigo GMT ). Para as localidades situadas no Brasil, o tempo médio local relaciona-se com o Tempo Universal, de acordo com os valores indicados na tabela Fusos Horários do Brasil. (IGV)



 
Produção, autores e contatos

Irineu Gomes Varella

Astrônomo. Diretor do Planetário e Escola
Municipal de Astrofísica de São Paulo,
no período de 1980 a 2002.

Priscila D. C. F. de Oliveira

Coordenadora do Centro de Documentação Técnica e Científica em Astronomia do Planetário e
Escola Municipal de Astrofísica de S Paulo.

Ultima atualização: 26 de dezembro de 2006
Correio eletrônico: uranometrianova@yahoo.com.br | uranometrianova@hotmail.com
Web Designer: Irineu Gomes Varella


Para receber informações sobre eventos astronômicos e uma mensagem eletrônica a cada Circular Astronômica editada, envie um e-mail com seu nome completo, cidade-UF e com o título "Inscrição" para uranometrianova@yahoo.com.br